Donell D.J. Cooper estava ascendendo na carreira. Ele jogava no AS Monaco, na Europa, mas foi suspenso por dois anos depois dos resultados de seu teste de urina. A FIBA, Federação Internacional de Basquete quem determinou a pena após ter acesso aos resultados do teste.
Acontece que a urina continha quantidades altas de Gonadotrofina Coriônica (hCG), um hormônio produzido pela placenta durante a gravidez. Ao invés de anunciar um milagre, a FIBA baniu Donell. Segundo a decisão, Donell usou a urina de uma mulher no lugar da sua pra que pudesse passar nos testes. O problema é que ela estava grávida e ele não sabia.
Em setembro do ano passado, Donell anunciou sua saída do AS Monaco por "motivos familiares", mesmo tendo grandes atuações pelo time. Agora, com a revelação de sua "gravidez", talvez seja mais compreensível a sua decisão. Ele foi pego enquanto tentava um lugar na seleção nacional da Bósnia, com o intuito de conseguir uma cidadania permanente. Um dos procedimentos da sua aceitação foi esse teste de urina, onde Donell descobriu que estava grávido.