Um grupo que luta por direitos femininos chamado Fair Play for Women (FPW) fez uma denúncia gravíssima em relação à política relacionada a transgêneros em prisões. Pelo menos seis prisões da Inglaterra permitem que condenados por estupro se identifiquem como mulheres e passem pra celas femininas.
O Fair Play for Women, fazendo uma campanha contra essa política, mostrou um dos casos, onde uma pessoa se identificou como mulher e passou a se chamar Karen White. Condenado por dois estupros, o homem foi encaminhado pra uma cela feminina onde estuprou uma mulher que compartilhava a cela com ele.
Neste caso, o Ministério da Justiça pediu desculpas pelo ocorrido. Ele foi transferido de volta pra uma cela com homens até que passe por cirurgia pra trocar a genitália. Enquanto o grupo se preocupa que a política assumida pelas prisões facilite com que mulheres sejam abusadas dentro da prisão, o Ministério da Justiça não sinalizou uma mudança de política, e disse que o caso de Karen foi um "erro de procedimento".
Fontes: Daily Mail e The Guardian