Uma loja de departamento japonesa está reconsiderando uma nova política para funcionárias menstruadas após a medida ter vindo à público e causado revolta. Dizem eles que o crachá que sinalizava a menstruação de suas funcionárias não foram feitos com a intenção de ofender ninguém.
Segundo eles, o plano era que os crachás provocassem a simpatia entre funcionários, mas acabou gerando um "backlash" massivo nas redes sociais. Pra quem não sabe o que significa, o termo backlash vem da auto-chicotada que alguém dá nas costas quando tenta chicotear alguém.
O crachá feito pela loja Daimaru Umeda, de Osaka, traz um personagem de anime chamado Seiri Chan, algo como "senhorita menstruação".
【オープン取材】大丸梅田店の「ミチカケ」が導入している“生理バッジ”は人気漫画「生理ちゃん」が目印。普段から付けている紙のプレートを裏返しにするだけで着用できます。着用の判断はスタッフに委ねているそう。https://t.co/uEaHqxYmm0#ミチカケpic.twitter.com/eMJeysEiyu
— WWD JAPAN (@wwd_jp) November 22, 2019
Um executivo da empresa que não quis ser identificado falou que muitos pensaram que isso era um modo de humilhar as funcionárias, e que essa não era a intenção. Segundo ele, a empresa reconsidera a medida.
Fonte: AU News