Franz Berdida é uma estudante das Ilhas Burias, nas Filipinas, e uma estudante muito dedicada, aliás. A maioria das faculdades estão dando aulas à distância no momento, e com a dela não é diferente. Isso significa que os trabalhos também devem ser enviados via internet.
Os moradores dessa ilha contam com internet via rádio, e quem usa tal internet sabe que qualquer obstáculo acaba com o sinal, e portanto, com a internet. Não é algo com muita frequência, e dependendo do local quase nunca sua internet via rádio vai cair. Porém, às vezes cai, e a dela caiu quando estava pra enviar o PDF pelo portal da faculdade.
O prazo de entrega era aquela noite, e ela não podia perdê-lo, ou sofreria péssimas consequências no seu curso. Ela esperou um pouco pra que a internet voltasse, e ela não voltou. Nem o celular tinha sinal (pois se tivesse, ela poderia rotear pro notebook). Então ela tomou uma decisão drástica: subir a montanha da ilha pra conseguir sinal lá de cima. Ela foi com um amigo, que topou a loucura (porque pra isso servem os amigos), e subiram de noite na montanha por cerca de 1 hora.
Lá em cima, ela coloca o notebook no colo e consegue sinal de celular. Então ela roteia a internet pro notebook e consegue enviar o trabalho no topo da montanha. O amigo gravou um vídeo, que foi publicado no Twitter e fez muito sucesso devido à dedicação suprema dessa estudante.
Umakyat ng bundok for finals kahit gabing gabi na just to pass kasi ayokong ma IP or worse bumagsak. @OneMapuapic.twitter.com/cGdb4aubL4— Franz Berdida (@fberdida) April 28, 2020
Embora seja uma medida extrema que ela teve que tomar, isso também mostra que os prazos e regras dessas aulas emergenciais à distância precisem ter as suas exceções, afinal, a estudante correu grande risco fazendo isso.
Fonte: GMA Network