Quantcast
Channel: Ovelhas Voadoras
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3610

Instituto Ayn Rand receberá empréstimo ESTATAL de 5.354.000 reais

$
0
0

Ayn Rand escreveu livros como "A Revolta de Atlas", apresentando a doutrina do "objetivismo", e defendendo o "capitalismo Laissez-faire", que defende uma liberdade total, ou quase total, ao mercado, sem interferência estatal, incluindo subsídios estatais. Segundo tal doutrina, a única coisa que o estado deve fazer é garantir o direito à propriedade.




Porém, o Instituto Ayn Rand dos EUA, como diria o Dado Dolabella, traiu o movimento. Durante a quarentena, os EUA abriram inscrições para os chamados "PPP loans" (Paycheck Protection Program), um programa pra salvar empresas da falência durante o fechamento do comércio.

As empresas fazem a inscrição no programa e o governo autoriza ou não um empréstimo. O Instituto Ayn Rand fez a aplicação, indo contra os próprios princípios, pra salvar o emprego de 35 funcionários. O empréstimo autorizado pra eles foi de 1 milhão de dólares (na cotação de hoje, 5.354.000 reais).

O Instituto já havia se pronunciado sobre ser "ok" pegar empréstimos estatais. "O princípio aqui é: justiça. O governo não tem riquezas que são dele...ele só pode redistribuir a riqueza de outros". Resta saber se o instituto devolverá o dinheiro que recebeu pra quem teve a riqueza, segundo eles, roubada.

Mas em 1962 Ayn Rand escreveu: "A ajuda do governo aos negócios é tão desastrosa como a perseguição governamental. O único modo pelo qual o governo pode prestar serviço à prosperidade nacional é mantendo suas mãos fora disso".

Fonte: Reuters

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3610


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>