Um aposentado ligava sua velha televisão todas as manhãs, deixando 400 moradores com banda larga deficiente por 18 meses. Os engenheiros da Openreach fizeram visitas repetidas à vila rural de Aberhosan, no País de Gales, devido a problemas de conectividade e velocidades lentas a partir das 7h todos os dias.
Os testes mostraram que a rede estava funcionando bem e os engenheiros até substituíram grandes seções de cabos que serviam à vila. Mas a destruição matinal continuou acontecendo.
A raiz do problema só foi encontrada quando os investigadores rastrearam uma explosão de interferência elétrica em uma propriedade na aldeia, após 1 ano e meio sem pistas do que estava acontecendo.
Os funcionários da Open Reach tentaram descobrir por 18 meses o que estava acontecendo
O engenheiro da Openreach, Michael Jones, disse que o mistério foi resolvido usando um analisador de espectro para procurar um fenômeno conhecido como Shine (ruído de impulso único de alto nível). 'Caminhamos para cima e para baixo na aldeia sob a chuva torrencial às 6h para ver se conseguíamos encontrar um' ruído elétrico 'para apoiar nossa teoria', disse Jones.
'E às 7h, como um relógio, aconteceu. Nosso dispositivo detectou uma grande explosão de interferência elétrica na aldeia. 'A origem do “ruído elétrico” foi rastreada até uma propriedade na aldeia. “Descobriu-se que todas as manhãs às 7h00 o ocupante ligava sua velha TV, que por sua vez desligava a banda larga de toda a vila.
'Como você pode imaginar, quando dissemos isso ao morador, eles ficaram mortificados com o fato de sua velha TV de segunda mão ser a causa dos problemas de banda larga de uma vila inteira, e concordaram imediatamente em desligá-la e não usa-la novamente.'