Há um tempo atrás pensei em lhe dizer...que nunca caí nas suas armadilhas de amoooor
Tá, brincadeira. Há um tempo atrás começou uma coisa que eu detectei como "chamar tudo de meme". As pessoas diziam "postem memes" ou até mesmo "menes" e o resultado era uma enxurrada de EXPRESSÕES FACIAIS. Eu pensava "ISSO. NÃO. É. UM. MEME". Perdia a linha mesmo. Virava a mesa da cozinha, batia na minha mãe. Mas finalmente, depois de muito pensar sobre esse fenômeno, percebi! Se trata sim de um gênero de Meme, um gênero mais simples, mais bobo, mas ainda assim um Meme.
É o EMOTIMEME.
O Meme de internet tem funcionamento próprio (vamos esquecer a ladainha de "O meme é o menor fragmento da memória segundo Richard Dowkons" porque não tô querendo impressionar as minas "sapiossexuais" que é outra ladainha também). Memes funcionam assim: existe uma situação, e essa situação tem incógnitas. A brincadeira é encaixar coisas nessas incógnitas que se encaixem na fórmula dessa situação. Entendeu? Vamos ver exemplos. Aquele pinguinzinho azul, manja? Esse:
A brincadeira desse Meme é: em cima uma situação social. Embaixo uma coisa constrangedora ou que tenta evitar constrangimento que você faz diante dessa situação (já que você é o pinguim estranhão). Exemplo:
CHEGA CEDO EM QUALQUER EVENTO / ESPERA NO CARRO ATÉ TER PESSOAS O SUFICIENTE PRA VOCÊ ENTRAR SEM PARECER ESTRANHO
PESSOA RESPONDE USANDO UMA PALAVRA SÓ / ESTOU INCOMODANDO ELA
DIZ TCHAU PRA ALGUÉM / CONTINUA ANDANDO NA MESMA DIREÇÃO POR 10 MINUTOS
Entendeu? O negócio segue uma fórmula. Um tipo de situação onde você deve encaixar coisas ali. Existem vários outros Memes mas já deu pra entender. Vamos ao que é um Mene.
O mene é uma situação que é tão única, geralmente inexistente, que não tem como se repetir em nenhum padrão, de forma cômica. É o anti-meme.
Mas que porra é o EMOTIMEME?
Veja:
Isso é o Emotimeme. O Emotimeme é uma situação que se encaixa na emoção contida na foto. Decepção, felicidade, desespero, seja lá o que for. Geralmente é um "Eu quando sei lá o quê' e a foto de alguém fazendo certa expressão facial.
Só que por que chamam de "memes" se são "emotimemes"? Por que o analfabetismo funcional tomou conta do vocabulário.
"Poxa vida! Alguns são engraçados! Por que "do analfabeto funcional?". O primeiro indício pra eu perceber isso foi o fato do adepto desse tipo de imagem chamar o Emotimeme de Meme. Você encaixar uma situação em uma emoção é como se fosse um Meme Neanderthal, um Meme Retardado. Tudo bem que alguns sejam engraçados, mas na mente do cara, esse é o Meme pleno, o máximo que o Meme chega.
Segundo que, uma das principais características de um analfabeto funcional é ele só saber ler emoções. Ele não consegue se ater à substância do que está sendo dito. Você pode estar certo ou errado, ele vai ler se você está brabo com ele ou feliz com ele.
Mas se não tá fazendo mal pra ninguém, qual é o problema? O problema é que o Meme de verdade está morrendo. Tínhamos coisas maravilhosas no Brasil, como o Sapo Solteiro e Sujo (é verdade que não foi criado aqui, mas ainda assim havia a produção de Memes por aqui). A coisa começou a morrer com esse filho da puta:
Esse Meme era usado pra gente que dizia o óbvio como se fosse a maior novidade do mundo. Viralizando no Brasil, virou uma ANOMALIA, e saíam coisas como "VOCÊ É NOVO AQUI? DIGA-ME O QUE ACHOU DA ESCOLA". Totalmente destoado do significado do negócio.
Emotimemes são sim divertidos. Quando digo que são o lar dos analfabetos funcionais, é porque eles não conseguem ir além disso. Não se ofenda se você gosta de Emotimemes. Acontece que, onde 50% dos estudantes de universidades são analfabetos funcionais, acabamos perdendo muita coisa boa.
Gosta de Emotimemes? Gosta de comer BOSTA? Comente!