Sempre que aparecem páginas como "Homem de verdade""Homem que tem pinto""Homem que tem dois olhos, um nariz e pinto", etc, dizendo que o homem gosta de pescar, ou de sei lá o quê, temos dois tipos de reação:
quem sai compartilhando que nem louco, já que a masculinidade está praticamente proibida e muitos projetos de homens, sem saber por onde se guiar, sem saber como ser essa coisa que ele está se tornando, e bombardeado de todos os lados com pessoas dizendo que ele não pode ser homem, acaba vendo nisso uma reação (meio desesperada) a essa coisa toda que ele não entende, mas sente.
E tem também quem dá uma de psicólogo e já sai dizendo que isso é culpa de homens frágeis, que precisam se afirmar, porque são inseguros.
Quase tocam a realidade, se não fosse o escárnio.
Estamos tendo sim um surto de homens frágeis que muitas vezes se tornam frouxos e mentirosos, justamente porque essa coisa de "como ser homem" foi praticamente proibida. Temos uma vasta literatura explicando pro projeto de mulher o que está acontecendo com o corpo dela, como lidar com situações sociais que vão aparecer em sua vida, como se vestir do jeito que ela gosta (já que existem milhões de truques que eu nem faço ideia), etc.
E o homem? O homem não está só sendo desincentivado a ser o que é, como está sendo proibido de ser homem. A única revista que existe sobre como entender a própria masculinidade é a Men's Health, que se preocupa mais em vender jaquetas de 10 mil dólares e indicar iates, ou seja, não tem um público-alvo muito grande. Não existem revistas masculinas do estilo Capricho, tentando guiar o menino adolescente em suas difusas e explosivas emoções. Não existem programas "do homem", tirando os esportivos que só são "do homem" por preferência geral mesmo.
Nada, em lugar nenhum, tenta guiar projetos de homem, fazendo com que entendam melhor sua condição de homem. Justamente porque está praticamente proibido um negócio desses. "Como vocês se atrevem a dizer o que um homem deve ou não deve ser? Isso é insegurança!"
Agora veja: ao mesmo tempo sempre surgem notícias de que agora é moda entre homens fazer algo feminino. "Homens colocam florzinhas na barba"; "Tendência: homens passam glitter no umbigo"; "Conheça os homens que beijam homens e não são gays". É só coisa assim.
Isso tem uma consequência óbvia: a quantidade de homens bem-resolvidos, de bom coração e caráter forte diminui. Alguns conseguem, em meio ao caos, encontrar a estrela-guia e segui-la. Outros se perdem e viram FROUXOS, MALANDROS E LACRAIAS.
Como os Frouxos, Malandros e Lacraias se comportam? Como isso acontece?