Existem muitas sub-culturas unísticas por aí. Em alguns lugares, as pessoas jogam por pontos contados a partir das cartas que sobram na mão dos perdedores, em outros, conta ponto a batida. Em alguns lugares você pode jogar todas as cartas com símbolo igual de uma vez, em outros, não.
Porém, a empresa responsável pelo UNO, a Mattel, confirmou pelo Twitter que as regras oficiais proíbem algo que é muito comum em diversos lugares: jogar o +2 em cima do +4.
If someone puts down a +4 card, you must draw 4 and your turn is skipped. You can’t put down a +2 to make the next person Draw 6. We know you’ve tried it. #UNOpic.twitter.com/wOegca4r0h— UNO (@realUNOgame) 4 de maio de 2019
"Você não pode colocar um +2 em cima de cartas +4", diz a foto. No tweet, a empresa diz: "Se você coloca um +4, deve comprar 4 cartas e seu turno é pulado. Você não pode colocar um +2 para fazer a próxima pessoa comprar 6. Nós sabemos que você tentou isso". Alguém então perguntou se outra carta +4 pode ser coloca em cima de um +4, e a resposta também foi negativa:
Porém, especialistas em direito unístico dizem que você só compra as 4 cartas se não tiver a cor pedida por aquele que coloca o +4. E também há a possibilidade de desafio: o +4 só pode ser colocado legalmente se o portador da carta não tiver outra opção além dela. Caso ele esteja blefando, e você desafiá-lo, ele compra 6 cartas. Se você perder o desafio, compra 8. Creio que é assim. Bom, é isso.