Quantcast
Channel: Ovelhas Voadoras
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3610

Cientistas fazem robô de metal líquido que se auto-liquefaz, passa por grade e se solidifica no formato original

$
0
0


No filme de 1991 'Exterminador do Futuro: Judgment Day', o ciborgue T-1000 se liquefaz para atravessar barras de metal, o que pra muitos era só obra imaginária de uma ficção científica. Mas cientistas chineses (tinha que ser) inventaram a máquina capaz de destruir o mundo assustadoramente. Um vídeo da invenção da Universidade de Hong Kong, mostrando o robô preso atrás de uma grade, se liquefazendo, passando pela grade, e voltando ao seu formato sólido original, tem assustado as pessoas. 

 



Os pesquisadores usaram o gálio, metal com temperatura de fusão muito baixa, e também extremamente condutor, na construção do robô, e os comandos são aplicados a partir de frequências eletromagnéticas.




Embora a equipe não veja a inovação ameaçando a humanidade como no filme (óbvio que eles iriam dizer isso), eles acham que o robô será útil na remoção de objetos estranhos do corpo de alguém, instalações de peças em locais de difícil acesso, resgate de pessoas presas em algum lugar como uma caverna, e também matar Sarah Connor. 

 



Os robôs foram testados em percursos de obstáculos de mobilidade e transformação. O líder da equipe, Dr. Chengfeng Pan, explicou que, enquanto os robôs tradicionais são robustos e rígidos, os robôs "macios" têm o problema oposto; eles são flexíveis, mas fracos, e seus movimentos são difíceis de controlar.




O autor sênior, professor Carmel Majidi, engenheiro mecânico da Carnegie Mellon University, no Canadá, disse: “As partículas magnéticas aqui têm duas funções. Uma é que eles fazem o material responder a um campo magnético alternado, então você pode, por indução, aquecer o material e causar a mudança de fase. Mas as partículas magnéticas também dão mobilidade aos robôs e a capacidade de se mover em resposta ao campo magnético."



Ele explicou que o processo contrasta com os materiais de mudança de fase existentes que dependem de pistolas de calor, correntes elétricas ou outras fontes externas de calor para induzir a transformação de sólido em líquido. Diz também que o novo material também possui uma fase líquida "extremamente fluida" em comparação com outros materiais de mudança de estado, cujos estados "líquidos" são consideravelmente mais viscosos.



Antes de explorar possíveis aplicações, a equipe testou a mobilidade e resistência do material em vários cenários. Com a ajuda de um campo magnético, os robôs pularam fossos, escalaram paredes e até se dividiram ao meio para mover cooperativamente outros objetos antes de se unirem novamente. Eles também podem se unir a outros robôs pra formarem um mega-robô.

 



A equipe também usou os robôs para remover um objeto estranho de um estômago modelo e para administrar medicamentos sob demanda no mesmo estômago.



A inovação também pode funcionar como robôs de solda inteligentes para montagem e reparo de circuitos sem fio e como um 'parafuso' mecânico universal para montagem de peças em espaços de difícil acesso.


E quer apostar quanto que vão ligar isso a uma inteligência artificial que vai controlar o campo magnético deles? Estamos cada vez mais próximos do universo de skynet. Mas tem gente que, depois de ver o vídeo, diz que tudo é uma farsa, e que não passa de um stop-motion feito pelos chineses.


Fonte: Daily Mail


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3610


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>